Orçamento Participativo inaugura Requalificação da Zona Nascente do Parque do Emigrante

31 de Julho de 2017
20374463

Foi entregue à comunidade no passado dia 28 de julho de 20017, a Requalificação da Zona Nascente do Parque do Emigrante, na freguesia de Fermentelos.

Este projeto resultado da primeira edição do Orçamento Participativo de Águeda é o 15º projeto a ser entregue à comunidade. Compreendeu um estudo paisagístico para uma requalificação integral do Parque, e foi dada prioridade à recuperação de áreas degradadas do Monumento e à colocação de pequenas estruturas de apoio à fruição do Parque e da Pateira, nomeadamente mesas, bancos, papeleiras e um bebedouro, bem como um pequeno arranjo urbanístico e limpeza do monumento.
O projeto contou com a colaboração da Junta de Freguesia de Fermentelos, que efetuou a ligação da água e instalou a Esfera Armilar no Monumento do Emigrante, e irá suportar os custos de manutenção do Parque.
Para Gil Nadais, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, “ o Orçamento Participativo é um processo de afirmação e de maior proximidade dos cidadãos com o seu poder local, pois permite que atuem de forma direta na mudança da sua rua e da sua comunidade, levando à concretização de projetos que não se encontravam em Plano de Atividades”. O edil aguedense agradeceu ainda a colaboração da Junta de Freguesia na concretização deste projeto, mostrando a sua satisfação pelas condições que todos os que visitam a Pateira de Fermentelos vão encontrar.
O projeto foi executado pela empresa Nunes & Mendes, Lda.

 

Sobre o Projeto “Requalificação do Parque do Emigrante”
Proponente: João Pereira, Luisa Dias, Hélder Nolasco, Aida Almeida, Gil Pires e Pedro Silva.
Orçamento previsto: €27.000 (IVA incluído)
Apresentada na Sessão Participativa: Fermentelos
Votos na fase de Votação: 298
Âmbito: freguesia (Fermentelos)

 

Sobre o OP-Águeda
É um mecanismo de Democracia Participativa que permite aos concidadãos maiores de 16 anos, naturais e/ou que vivem ou estudam no concelho de Águeda, decidirem sobre uma parte do orçamento municipal.

Em cada uma das edições de 2015 e 2016, o executivo municipal destacou uma verba de 500.000€ do orçamento e convidou todos os cidadãos a apresentar, debater, priorizar e votar propostas/projetos que pretendessem ver concretizados.

O OP-Águeda visa reforçar a participação dos cidadãos, fomentando uma sociedade civil forte, ativa e criativa, no caminho de um desenvolvimento sustentável do concelho e da promoção da qualidade

Município de Águeda

Câmara Municipal de Águeda
Praça do Município
3754-500 Águeda
T 234 610 070
E opagueda@cm-agueda.pt