16 de outubro: “Gabinete de Apoio à Deficiência” entregue à Comunidade

16 de Outubro, 2017
22496076_10155704543594098_5991839434464922509_o

Foi entregue à comunidade na passada segunda-feira, dia 16 de outubro, mais um projeto vencedor da edição 2015 do OP-Águeda: o Gabinete de Apoio à Pessoa com Deficiência.

 

Este projeto resulta da primeira edição do Orçamento Participativo de Águeda, e é o 16.º projeto dessa edição a ser entregue à comunidade. A proposta apresentada consistia na criação de um gabinete que efetua-se um apoio mais dedicado às pessoas que apresentam algum grau de incapacidade física ou mental ajudando-os a resolver os problemas do dia a dia junto do município.

 

Foi assim criado o Gabinete de Apoio à Deficiência, que se apresenta como um novo serviço que a autarquia de Águeda disponibiliza a todos os seus munícipes que sofrem de  algum tipo de incapacidade física ou psíquica, prestando um apoio personalizado e adaptado às necessidades especificas de cada um. Este serviço terá como função efetuar a ponte entre as necessidades do munícipe e os restantes serviços da autarquia, ajudando-o a resolver os problemas do dia-a-dia. Será também responsável, por dar voz nos projetos do município às necessidades e vontades, daqueles que  vêm e sentem o mundo de uma forma diferente, tornando o nosso concelho mais inclusivo e igual para todos.

 

Assim, o primeiro passo na criação do Gabinete passou pela adaptação do edifício da autarquia, que para além de uma área de atendimento dedicada no Gabinete de Apoio ao Munícipe (GAM) designada “Gabinete de Apoio à Deficiência” (GAD), compreendeu ainda a instalação de um elevador de cadeiras de rodas nos Paços do Concelho, bem como a criação de um sanitário adaptado para deficientes motores, com vista a oferecer soluções de acessibilidade orientadas para o cidadão com restrições físicas à mobilidade.

 

Para contactar o GAD os munícipes, poderão dirigir-se ao GAM no edifício dos Paços do concelho, ou telefonar para o número geral da autarquia (234 610 070) e selecionar a opção 4 do atendedor automático para um atendimento personalizado. Poderão ainda remeter um email para gadagueda@cm-agueda.pt (onde poderão por exemplo ser feitas marcações para atendimento com interprete gestual, ou acompanhamento de processos a tramitar na autarquia).

 

Para Gil Nadais, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, “o Orçamento Participativo é um processo de afirmação e de maior proximidade dos cidadãos com o seu poder local, pois permite que atuem de forma direta na melhoria da sua comunidade e dos serviços que a Câmara Municipal presta, tal como este 16.º projeto da edição de 2015 do OP-Águeda a ser entregue à comunidade demonstra, levando à concretização de projetos que não se encontravam em Plano de Atividades”.

 

Gabinete de Apoio à Deficiência

 

Sobre o Projeto “Gabinete de Apoio à Pessoa com Deficiência

Proponentes: Filipe Pires, Júlia Augusta dos Santos Brinco, Tânia Azevedo, Luísa Cruz Silva.

Orçamento: €45.000 (IVA incluído)

Votos na fase de Votação: 146

Âmbito: municipal

 

Sobre o OP-Águeda

É um mecanismo de Democracia Participativa que permite aos concidadãos maiores de 16 anos, naturais e/ou que vivem ou estudam no concelho de Águeda, decidirem sobre uma parte do orçamento municipal.

 

Em cada uma das edições de 2015 e 2016, o executivo municipal destacou uma verba de 500.000€ do orçamento e convidou todos os cidadãos a apresentar, debater, priorizar e votar propostas/projetos que pretendessem ver concretizados.

 

O OP-Águeda visa reforçar a participação dos cidadãos, fomentando uma sociedade civil forte, ativa e criativa, no caminho de um desenvolvimento sustentável do concelho e da promoção da qualidade de vida.

Ficheiros anexos

Mais imagens

Município de Águeda

Câmara Municipal de Águeda
Praça do Município
3754-500 Águeda
T 234 610 070
E opagueda@cm-agueda.pt