OP-Águeda entre os mais participados do País

07 de Outubro de 2015
3057 votos no OP-Águeda
Cada cidadão com mais de 16 anos, que resida, trabalhe, estude ou seja natural do concelho de Águeda, dispunha de 2 votos para selecionar a(s) proposta(s) que considerasse prioritária(s) para o Concelho. Foi desta forma que 6,6% das pessoas elegíveis para votar fez uso dos seus votos.

No caso de Águeda importa destacar que a forma de voto privilegiada foi a votação online com 2707 votos. 372 pessoas exerceram os seus dois votos - online e presencial.

O Município de Águeda encontra-se entre os municípios com maior participação num primeiro ano de votação.

Os resultados da votação serão divulgados em cerimónia pública que terá lugar no dia 9 de outubro, sexta-feira, pelas 18:00, no Salão Nobre dos Paços do Município.

Os projetos vencedores – até ao limite máximo de €500.000 – serão integrados pelo Executivo Municipal no Orçamento para 2016.

OP-Águeda no âmbito Nacional e Internacional
O resultado alcançado pode ser comparado com outros municípios, com processos de OP já estabelecidos há vários anos. Destacamos o caso de Lisboa, que apenas conseguiu atingir 5% da votação na quarta edição do processo. Contudo, importa referir que a comparação entre municípios não é linear, dado o universo de votação e o método de participação adoptado (por exemplo, o número de votos que cada cidadão pode usufruir).

Numa análise comparativa com experiências de OP internacionais as diferenças passam pela dimensão, métodos e período de votação. A título de exemplo referimo-nos ao caso de Nova Iorque, onde a votação das propostas decorre num único dia, abrangendo não todo o território, mas áreas administrativas específicas, e onde menos de 1% da população decide os projetos prioritários.



Município de Águeda

Câmara Municipal de Águeda
Praça do Município
3754-500 Águeda
T 234 610 070
E opagueda@cm-agueda.pt