II Fórum Participativo em Águeda

25 de Outubro de 2016
II Fórum Participativo 01

Águeda continua a consolidar a sua posição enquanto autarquia participativa. Desta vez, o Município de Águeda levou a efeito no passado dia 9 de outubro, no seu Salão Nobre, o II Fórum Participativo, subordinado ao tema ‘Modelos de Governação e Inovação de Base Local’.

 

A iniciativa contou com vários especialistas nacionais e internacionais na área dos processos participativos de base local para refletir sobre a importância do envolvimento dos cidadãos na administração local e capacitação das comunidades. Uma das linhas de reflexão foi o uso da tecnologia, para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, tendo sido apresentadas boas práticas no âmbito das “Smart Cities”.

 

Este encontro realizado em Águeda revelou-se de grande relevância para a partilha de boas práticas participativas, principalmente pela presença de representantes de autarquias e organismos internacionais como Alistair Stoddart, da The Democratic Society de Aberdeenshine, Escócia, Kathleen Glazik, da Unidade de Capacitação Comunitária do governo escocês, de Jezz Hall, da PB Network, rede independente de promoção e dinamização de orçamentos participativos no Reino Unido, e de Paolo Spada, da Universidade de Southampton, que ofereceram a perspectiva das ações desenvolvidas noutros países.

 

Entrega dos Prémios do Orçamento Participativo de Águeda 2016/2017

Após os trabalhos do II Fórum Participativo teve lugar a apresentação dos resultados da votação e entrega dos prémios aos vencedores da edição 2016/2017 do OP-Águeda.

 

Destaque para os resultados alcançados nesta edição pelo Município de Águeda com 13 projetos vencedores, 4965 votos – um aumento de 38,5% do número de votos face a 2015, tendo conseguido envolver 8,8% do universo de votantes.

 

O Presidente da Câmara de Águeda, Gil Nadais, referiu que “o Orçamento participativo é um instrumento de democracia participativa, potenciador do diálogo entre eleitos e eleitores, com o objetivo de melhorar desde a sua Rua ao seu Concelho, e foi isso mesmo que verificámos nesta segunda edição do OP-Águeda, não apenas na apresentação de propostas, mas também na votação das mesmas, e o aumento no número de votantes expressa bem a motivação dos nosso.

 

Para mais informações: https://orcamentoparticipativo.cm-agueda.pt/

Para visualizar a gravação integral do Fórum Participativo no AguedaTV (divido em 3 partes) :: http://agueda.tv/archive.ud121?theme=Local

 

II Fórum Participativo

Município de Águeda

Câmara Municipal de Águeda
Praça do Município
3754-500 Águeda
T 234 610 070
E opagueda@cm-agueda.pt