Águeda é exemplo de Boas Práticas no Encontro Ibero-Americano de Democracia Participativa

29 de Novembro de 2016
Foto_painel1_dh

Decorreu no dia 24 de novembro, em Braga, o Encontro Ibero-Americano de Democracia Participativa, que contou com a presença de cerca de uma centena de responsáveis políticos e técnicos de vários Municípios do espaço ibero-americano, traduzindo-se num verdadeiro fórum de discussão e partilha das melhores práticas de participação em vigor.

Daniela Herculano, Chefe do Gabinete de Apoio à Presidência, representou a autarquia de Águeda no primeiro painel “Práticas de Democracia Participativa”, com uma comunicação intitulada “Águeda, Cidade Inteligente… feita por pessoas e para pessoas”, em conjunto com Luis Guedes do Laboratório de Participação Cidadã da Prefeitura do Rio de Janeiro e Carolina Lara, com a Experiência de Orçamento Participativo Nacional da Colômbia.

Águeda defendeu que as cidades são inteligentes, quando os autarquias locais para além de disponibilizarem tecnologia e informação aos cidadãos, empresas e instituições locais, aproveitam a inteligência coletiva para a resolução de problemas e desenvolvimento de projetos conjuntos, o que influência qualitativamente o processo de Gestão Autárquica e a Melhoria da Qualidade de Vida de um concelho. Foram apresentados vários projetos e práticas participativas, que contribuem para a afirmação de que “Águeda is Human Smart City”.

O segundo painel, intitulado “A gestão das cidades melhor com a escolha direta dos cidadãos?” contou com as intervenções de Paulo Cafôfo, Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Cláudia Roblero, do Município de San António (Chile), e Eduardo Jorge Madureira, da Câmara Municipal de Braga.

A sessão de abertura contou com o Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio e Carlos Carreiras, Presidente da Rede das Autarquias Participativas que defenderam que a participação dos cidadãos constitui-se atualmente como um “eixo estratégico” da intervenção municipal e o trabalho que está a ser desenvolvido pela Rede com o objetivo de “fazermos parte da história da gente”.

Município de Águeda

Câmara Municipal de Águeda
Praça do Município
3754-500 Águeda
T 234 610 070
E opagueda@cm-agueda.pt