27 de janeiro :: Inauguração de Projeto do OP-Águeda 2015 - Águeda na Rota do Autocaravanismo

16 de Janeiro de 2017
Caravanismo na Maçoida 01

Realiza-se no próximo dia 27 de janeiro, sexta-feira, às 15:00, a inauguração da Estação de Serviço de Autocaravanistas, do Largo 1.º de Maio, e pelas 16:00 a do Espaço de Pernoita para Autocaravanistas – Maçoida, localizado no Largo de S. Simão.

 

O Municipio tem sido cada vez mais procurado por turistas nacionais e internacionais. Procurando diversificar a oferta, qualificar os espaços de forma a responderem às necessidades dos diversos públicos, a autarquia tem desenvolvido intervenções que promovem igualmente a atratividade do território e diversificam a oferta turística, onde se enquadra o autocaravanismo.

 

Neste âmbito, e enquadrado na estratégia turística, foram previstos dois parques de autocaravanismo para pernoita e, com uma localização mais central e estrategicamente pensada para cidade, a Estação de Serviço, que abrirá ao público no próximo dia 27 de janeiro de 2017.

 

O Executivo Municipal entendeu que deveria dotar num primeiro momento a cidade de uma Estação de Serviço, alargando posteriormente às freguesias.

 

Convite

 

É neste sentido que o projeto do Espaço de Pernoita para o Largo S. Simão foi considerado elegível na edição 2015 do Orçamento participativo de Águeda, sendo um dos projetos vencedores. Face ao exposto o dia 27 de janeiro de 2017 será marcado por duas inaugurações: às 15:00 a inauguração da Estação de Serviço de Autocaravanistas, do Largo 1.º de Maio, e pelas 16:00 a do Espaço de Pernoita para Autocaravanistas – Maçoida, localizado no Largo de S. Simão.

 

Autocaravanismo na Maçoida

 

O Executivo Municipal e os proponentes do projeto OP-Águeda, convidam todos os interessados para a cerimónia que assinala a entrega do projeto à comunidade.

 

Para Gil Nadais, Presidente da Câmara Municipal de Águeda “Há uma nova realidade emergente no mundo do turismo: o autocaravanismo, expressão moderna do turismo itinerante e de natureza, importante para a economia local! O autocaravanista é um consumidor local com um poder de compra superior à média. Compra pão, leite, fruta, carne e peixe como qualquer outro residente. Compra roupa, calçado, todo o tipo de objetos pessoais, assim como prendas e recordações, especialmente artesanato. Frequenta os bares e restaurantes dos locais por onde passa, inteirando-se assim das tradições gastronómicas locais. Mergulha nas festividades, nos espetáculos e nos museus, procurando de forma itinerante aquilo que as localidades têm de melhor para oferecer”.

 

Estação de Serviço para Autocaravanas junto ao Parque de Estacionamento do Mercado Municipal

 

O que é uma área de serviço para autocaravanas?

As áreas de serviço e de pernoita para autocaravanas são infraestruturas básicas de apoio ao turismo itinerante e de promoção do desenvolvimento regional sustentável.

Uma área de serviço para autocaravanas é um pequeno espaço dotado:

a) De fácil acesso por parte das autocaravanas, preferencialmente não exigindo a realização de manobras de condução;

b) De uma grelha de drenagem pronta a receber águas sabonetadas dos depósitos do lava-loiça e do duche das autocaravanas, devidamente conectada com a rede de esgotos;

c) De condições de despejo das cassetes do WC-químico, garantindo-se o seu adequado tratamento em conformidade com a rede de saneamento existente.

d) De duas saídas de água convenientemente afastadas: uma para usar na limpeza da grelha de drenagem e das cassetes do WC; outra para permitir o abastecimento de água potável às autocaravanas;

e) De recipientes de armazenamento de lixo.

 

Sobre o Projeto “Espaço de Pernoita para Autocaravanistas – Maçoida

Proponentes: Carlos Gabriel Silva Pires; Ana Marina Pereira de Oliveira; Carla Sofia Carvalhal dos Santos; Carlos José Seixas Pires; Filipe Miguel Ferreira Santos; Jorge Rafael Teixeira Gonçalves; Maria Emília Almeida Santos; Tiago André Ferreira Vidal

Orçamento: €5.500 (IVA incluído)

Apresentada na Sessão Participativa: Borralha (UF Águeda e Borralha)

Votos na fase de Votação: 34

Âmbito: freguesia (União de Freguesias de Águeda e Borralha)

 

 

Município de Águeda

Câmara Municipal de Águeda
Praça do Município
3754-500 Águeda
T 234 610 070
E opagueda@cm-agueda.pt