Águeda recebe Encontro de Participação do Orçamento Participativo Nacional

26 de Janeiro de 2017
op-ag

Águeda recebe, no próximo dia 3 de fevereiro, às 21 horas, na Sala Multiusos da Biblioteca Municipal Manuel Alegre, um Encontro de Participação para recolha de ideias para Portugal, no âmbito do Orçamento Participativo Nacional promovido pelo Governo.

A sessão vai contar com as presenças da Ministra da Presidência da Modernização Administrativa, Maria Manuela Leitão, e da Secretária de Estado Adjunta da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, e está aberto à participação de todos os cidadãos nacionais com idade igual ou superior a 18 anos.

A participação dos cidadãos na vida do país é um fator decisivo para a qualidade da nossa democracia. Por isso, o Governo decidiu criar um Orçamento Participativo de âmbito nacional, ao nível do Orçamento de Estado.

O Orçamento Participativo Portugal (OPP) tem como objetivo construir um projeto de participação cidadã, que aproxime as pessoas da política e que promova uma maior ligação e integração entre territórios, através de projetos de âmbito nacional. Através do OPP, as pessoas podem decidir como investir 3 milhões de euros nas áreas da cultura, ciência, agricultura, educação e formação de adultos, em Portugal continental, e nas áreas da justiça e da administração interna, nas Regiões Autónomas.

A participação de todos, apresentando propostas e votando em projetos, é muito importante. Pode participar através da apresentação de propostas e da votação em projetos. A apresentação de propostas decorre entre janeiro e abril e a votação decorre entre junho e setembro.

As propostas a apresentar devem ser específicas, delimitando a sua execução e identificando os territórios abrangidos, de forma a possibilitar uma análise concreta e uma orçamentação rigorosa, e devem ser apresentadas em Encontros Participativos como o realizado em Águeda para passarem à fase da votação nacional.

Participe com ideias para a sua região e para Portugal.

O Orçamento Participativo Portugal é um processo democrático, direto e universal, através do qual as pessoas decidem sobre investimentos públicos em diferentes áreas de governação. Através do OPP as pessoas podem decidir como investir 3 milhões de euros.

Para mais informações consulte: http://opp.gov.pt
Município de Águeda

Câmara Municipal de Águeda
Praça do Município
3754-500 Águeda
T 234 610 070
E opagueda@cm-agueda.pt