Águeda Finalista do Prémio Boas Práticas de Participação

20 de Fevereiro de 2017
ALLOficiona_robotica_s

Votação Pública até 12 de março



O Município de Águeda é um dos 5 finalistas do Prémio Boas Práticas de Participação, com o projeto Águeda Living Lab, pelo que se convidam todos a votar no Orçamento Participativo de Águeda entre 20 de fevereiro e 12 de março de 2017.

Terminou no passado dia 31 de janeiro o período de avaliação, pelo júri, das catorze candidaturas ao Prémio de Boas Práticas de Participação 2016.  As cinco práticas consideradas finalistas pelo júri e respetivas classificações finais, numa escala de 0 a 10, são: - Biblioteca Humana de Valongo (8,48); - Eco Parlamento de Guimarães (8,12); - Águeda Living Lab (7,92); - Orçamento Participativo da Lourinhã (7,87) - Orçamento Participativo da União de Freguesia de Massamá e Monte Abraão (7,67).

Durante o mês de outubro de 2016 foram apresentadas as candidaturas de 14 catorze práticas de participação nacionais, que foram analisadas por um júri independente constituído por quatro entidades: Associação In Loco, Centro de Estudos Sociais, Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade e Observatório Internacional da Democracia Participativa (América Latina, Prefeitura de Porto Alegre).


A decisão quanto às práticas vencedoras (um vencedor e uma menção honrosa atribuída ao segundo lugar) será tomada tendo por base a pontuação atribuída pelo júri e os resultados da votação pública, tendo cada uma delas um peso de 50%.

As cinco práticas consideradas finalistas pelo júri estão agora sujeitas a votação pública à qual todas e todos são chamados a votar.


COMO VOTAR?


Cada utilizador tem direito a dois votos, que deverão obrigatoriamente ser atribuídos a duas práticas diferentes. Se atribuir apenas um voto, o mesmo não será considerado válido.

Para que possa exercer o seu direito de voto, basta fazer o seu login (início de sessão) ou registo na página www.portugalparticipa.pt (opção “Login/registo" no canto superior direito da página).

Para votar, deverá ter consigo o NIF e facultar alguns dados demográficos (data de nascimento, género e localidade de residência). A inserção destes dados não afeta o seu direito ao voto secreto e serve apenas para validar a sua votação, e traçar um perfil global dos votantes.

 
A propósito desta votação o Presidente da Câmara de Águeda, Gil Nadais, afirmou “que o voto no Águeda Living Lab é importante, pois mostra a dimensão coletiva deste projeto, apostado em capacitar todas e todos, independentemente da idade e género, para a vontade em aprender, em inovar e até empreender, dando voz, espaço e meios para a criação, criando assim uma efetiva correspondência entre as aspirações individuais e as necessidades coletivas, com a certeza de que em rede, “ligados” não só aos que nos estão mais perto, mas até noutros pontos mais longínquos, todos contribuímos para um concelho melhor”.

Recorde-se que em o Município de Águeda foi o vencedor da primeira edição, em 2016, do Prémio Nacional de Boas Práticas de Participação com a também primeira edição do Orçamento Participativo de Águeda.

 

Para votar siga a ligação.

Para mais informações sobre o prémio clique aqui.

Para descobrir mais sobre o Águeda Living clique aqui.

Município de Águeda

Câmara Municipal de Águeda
Praça do Município
3754-500 Águeda
T 234 610 070
E opagueda@cm-agueda.pt